Voltar Tratamento

O tratamento pode variar entre medicamentoso, cirúrgico ou através de reabilitação (fonoterapia e/ou cirurgia). A conduta do médico Otorrinolaringologista vai depender do tempo, da causa, do grau de acometimento e do tipo de paralisia facial.

O tratamento medicamentoso esta indicado para quase todos os pacientes que procuram o médico até o décimo dia de instalação da paralisia facial periférica.

Já o tratamento cirúrgico está indicado para alguns pacientes selecionados como: pacientes com grau de paralisia avançado que não melhoram ou até mesmo pioram durante as três primeiras semanas, tumores de osso temporal, traumas, paralisia recorrente entre outros.

Quando o tratamento cirúrgico esta indicado, a cirurgia é realizada por duas vias de acesso:

  • -Via Fossa Média (Técnica descrita pelo Prof.Dr. Ricardo Ferreira Bento) (vídeo)
  • – Transmastoídea (vídeo)
  • – Via combinada (as duas juntas)

Todas elas têm o objetivo de “tirar” o nervo facial de seu canal ósseo.

Se a paralisia facial periférica foi decorrente da ruptura do nervo facial, o tratamento é realizado através da cirurgia de anastomose (ligadura) do nervo ou enxerto, onde um pedaço do nervo da perna (nervo sural) é usado como “ponte” para ligar os dois pedaços do nervo.

O tratamento fonoterápico esta indicado para TODOS os casos de paralisia facial periférica e seu inicio deve ser o mais breve possível. A fonoterapia deve ser realizada sem a utilização de corrente galvânica (“choque”), já que este pode estimular o crescimento errado do nervo facial.

Já nos casos em que a paralisia facial não melhore ou melhore apenas parcialmente existem outros tipos de cirurgia como: anastomose (ligação) do nervo hipoglosso (nervo da língua) com o nervo facial, colocação de peso de ouro na pálpebra, botox entre outros inúmeros procedimentos de cirurgia plástica.

O mais importante é procurar seu Otorrinolaringologista e iniciar tratamento precocemente. Quanto mais cedo for realizado o tratamento, maior a chance da paralisia facial voltar ao normal.


Perguntas Frequentes